É cíclico, todos os anos por esta altura sucede… Basta chegarmos às vésperas do G.P. do Japão para se iniciar, automaticamente, a associação com a Honda e Ayrton Senna. Ainda para mais este ano que foi o do ressuscitar dessa sigla mágica por parte da marca nipónica, com
o relançamento do NSX, o superdesportivo da Honda, cuja primeira geração tinha tido muito trabalho de desenvolvimento do mítico piloto brasileiro.
Soberbo vídeo de homenagem a Senna e ao Honda NSX!
A propósito dessa ligação quase umbilical entre Senna e o primeiro Honda NSX, um jovem holandês Robbert Alblas, fez agora um soberbo vídeo que celebra aquela relação e que merece ser visto… e ouvido! Com fantásticas imagens do ainda hoje belíssimo NSX e as imagens e voz de Senna em fundo, é uma magnífica homenagem à colaboração entre um homem e uma marca que ficaram célebres no mundo automóvel. Ao ponto de ainda hoje Ayrton Senna ser quase como um deus no Japão!
Embora
já aqui tenhamos contado a história, por alturas da apresentação do novo Honda NSX, vale sempre a pena recuperar a forma como Senna, de certa forma, salvou o projecto com que a marca nipónica quis concorrer com Porsche e Ferrari. Porque, da primeira vez que guiou o NSX, o brasileiro teve de ser muito diplomático para explicar aos engenheiros da Honda que aquele carro que eles julgavam brilhante… ainda era muito frágil.
A relação de Senna com o primeiro NSX é quase umbilical
A verdade é que conseguiu os seus intentos e, em poucos meses, os técnicos nipónicos aumentaram a rigidez do carro em 50%. Depois, Senna ainda contribuiu para a afinação final das suspensões, inclusive com um teste no Nürburgring. E assim ficou pronto aquele que, em 1990, quando foi comercializado, era um dos melhores superdesportivos do Mundo!