Depois de em
Junho deste ano ter sido travado por um dia de chuva permanente, o Subaru Impreza STI Type RA NBR Special (de "Record Attempt") bateu finalmente o recorde de Nurburgring para berlinas de quatro portas.
O objectivo da equipa Prodrive e do piloto neozelandês Richie Stanaway era descer dos 7 minutos, e com uma "volta canhão" de 6:57.5 minutos é fácil perceber que o objectivo foi mais do que conseguido.
Ainda assim, vamos ter de aguardar para ver esta volta "explosiva", já que a Subaru apenas referiu que o vídeo "on board" será divulgado em breve. Contudo, e para aqueles que já estão a "assobiar", a Subaru já confirmou que o tempo foi cronometrado pelo próprio equipamento de Nurburgring e que o recorde foi verificado pelos "track officials" do famoso circuito germânico.
Ninguém tem dúvidas em afirmar que este recorde é impressionante, mas é importante esclarecer que este Subaru está muito distante de todos os Impreza que se podem comprar. Este foi o carro que Mark Higgins usou no ano passado para estabelecer um novo recorde da volta à Ilha de Man, mas passou os últimos tempos nas instalações da Prodrive para se preparar para "atacar" este traçado.
Uma das maiores actualizações surgiu ao nível do motor, com o bloco de 2.0 litros "boxer" (cilindros opostos) com turbo a passar a debitar uns impressionantes 600 cv de potência e a poder ser "puxado" até às 8500 rpm!
Para acompanhar o poderio deste motor a Prodrive juntou-lhe uma caixa sequencial de seis velocidades que permite trocas de mudanças entre 20 a 25 milissegundos e um diferencial central que distribui o binário para as quatro rodas. A suspensão foi desenvolvida para ralis de asfalto, os travões, além de enormes, contam com discos ventilados, e o "camber" das rodas foi alterado em relação à configuração usada no recorde da volta à Ilha de Man.
Mas acredite, o melhor "update" ainda está para vir. É que a enorme asa traseira, além de garantir melhorias óbvias ao nível do coeficiente aerodinâmico, é regulável através de um botão no volante. Isto permite que o piloto possa escolher a inclinação da parte superior da asa, conforme precise de mais ou menos apoio.
Resta agora aguardar pelo vídeo completo do recorde, que além de mostrar uma vista "on board" da volta rápida vai mostrar a jornada que a equipa da Prodrive passou em Nurburgring.