Para celebrar o 30.º aniversário da STi (Subaru Tecnica Internacional) a Subaru acaba de lançar o Subaru WRX STi Diamond Edition, uma edição limitada a 30 unidades e que será comercializada em exclusivo na África do Sul.
Com um motor turbo de 2.5 litros de quatro cilindros que produz 354 cv de potência (às 4.500 rpm) e um binário máximo de 464 Nm (às 4.000 rpm), a Subaru South Africa garante que este é o modelo STi mais potente de sempre. Ainda assim, convém recordar que em 2010 foi lançada uma versão limitada exclusiva para o Reino Unido, denominada Impreza STi CS400, criada em parceria com a Cosworth, que debitava uns impressionantes 400 cv e 542 Nm.
Este aumento de potência foi conseguido graças à instalação de uma nova unidade de controlo do motor (ECU) e de um novo sistema de escape de altas prestações. A velocidade máxima continua fixada nos 255 km/h, mas o registo da aceleração dos 0 aos 100 km/h é sete décimas mais rápido, descendo para os 4,5 segundos.
As alterações mecânicas não se esgotaram no motor, já que a Subaru SA acrescentou vários reforços estruturais e instalou um novo sistema de travões da Brembo com pinças de seis pistões à frente e de dois pistões atrás.
Para combinar com este aumento de potência e de "performances" a divisão sul-africana da Subaru deu a este WRX STi Diamond Edition um "look" mais agressivo e mais 20 mm de largura, permitindo assim acomodar jantes de 19 polegadas montadas em pneus 246/35 R19.
Dentro do habitáculo destacam-se as molduras exclusivas do "tablier", a placa numerada que confirma que se trata de uma versão muito exclusiva e claro, o sistema multimédia que conta com um ecrã táctil de sete polegadas e um sistema de som da Harman Kardon de sete altifalantes.
A Subaru já está a aceitar encomendas para este WRX STi Diamond Edition, mas tal como referimos acima, só será vendido no mercado sul-africano. Cada exemplar custa qualquer coisa como 49 mil euros e os primeiros clientes vão começar a recebê-lo no início do próximo ano, em Janeiro.