A tecnologia está (muito) longe de ser à prova de tudo e os sistemas de navegação não são excepção. Quantas vezes seguiu as dicas do seu GPS e acabou numa estrada sem saída? Muitas, certamente.
O mais recente episódio do género teve o Google Maps como protagonista e afectou cerca de 100 automóveis! Sim, leu bem. Tudo porque esta aplicação de navegação sugeriu uma rota alternativa por um trilho com lama que se tornou numa autêntica armadilha para uma centena de carros.
A história, partilhada pela CNN, aconteceu em Denver (EUA) e dá conta de uma condutora, Connie Monsees, que afirma que a aplicação lhe sugeriu uma rota alternativa que demorava metade do tempo. "Inicialmente dava 43 minutos, mas em vez disso iam ser 23 minutos. Saí nessa saída e segui a direcção que ele [o Google Maps] me mandou", começou por dizer. "Estavam imensos carros a ir nessa direcção [da estrada de lama], por isso eu disse, ‘não deve haver problema’. Mas houve!", atirou.
Monsees, que estava ao volante de uma pick-up com tracção às quatro rodas, conseguiu libertar-se da estrada e seguir viagem, dando mesmo boleia a dois condutores até ao aeroporto. Mas houve quem não tivesse a mesma sorte e ficasse preso neste engarrafamento.
Jayson Luber, especialista em trânsito da CNN, aponta o dedo aos condutores e acusações de "não saberem ler mapas e seguirem cegamente a tecnologia". "O Google Maps não conduz. Não é perfeito. As pessoas têm de saber por onde vão", acrescentou.