Quando olhamos para o mercado automóvel é difícil encontrar um modelo que seja puramente funcional. As marcas procuram sempre encontrar um equilíbrio entre função e forma, sendo que este último é fundamental para nos despertar emoções quando os vemos ou quando os conduzimos.
Este aspecto futurista deve-se, tal como referimos acima, ao aspecto funcional deste veículo. É que a suspensão ligada à estrutura em alumínio tem um enorme curso que lhe permite passar por cima de todos os obstáculos e curvar como uma moto, com o condutor totalmente inclinado.
E este é mesmo o grande trunfo desta proposta, que descarta a potência e os enormes pneus rugosos dos veículos "off-road" tradicionais. Para alimentar esta proposta o Swincar E-Spider recorre a um motor eléctrico de 1,5 kW – o equivalente a 2.03 cv – por cada roda que se "alimentam" de um "pack" de baterias que pode variar entre os 2 e os 6 kWh.
Esta pequena empresa francesa reivindica uma autonomia a rondar as quatro horas e adianta que está disponível uma versão com um ou dois lugares, bem como uma versão adaptada para trabalhos agrícolas e outra para condutores com mobilidade reduzida.
Com uma velocidade máxima fixada em apenas 30 km/h, o Swincar E-Spider está disponível para venda por um preço que ronda os 15 mil euros.