O Aston Martin Valkyrie é um hiperdesportivo com 1.176 cv de potência que está a ser desenvolvido entre a marca britânica e a Red Bull Racing. Quando for lançado, lá mais para o final do ano, terá um preço base de 2,8 milhões de euros e será, sem qualquer dúvida, um dos automóveis mais radicais de sempre. Mas Valkyrie também é nome de iate…
Valkyrie é o nome de um protótipo para um híper iate de 229 metros que se vier a ser construído será o iate mais comprido do mundo, ultrapassando o iate de 180 metros de Khalifa bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos desde 2004.
A imagem do Valkyrie é diferente de tudo o que estamos habituados a ver, mas esse era o grande objectivo do seu criador, Chulhun Park. "Depois de ver muitos iates brancos convencionais que estavam verticalmente empilhados como um bolo de casamento, eu fiquei determinado em criar um iate visualmente único que fosse capaz de se destacar dos restantes", afirmou Park, citado pela publicação "New Atlas".
Este objectivo fez com que Park se encaminhasse da direcção de um movimento arquitectónico conhecido como desconstrutivismo, que se caracteriza pela construção de exteriores distorcidos em formas irregulares e fragmentadas que se afastam dos designs geométricos a que estamos habituados.
O resultado é um híper iate com uma imagem única marcada pelas enormes áreas com "deck" em madeira a "céu aberto" e por grandes superfícies de vidro e de alumínio.
Espaço não falta neste iate, já que Park garante que no interior é capaz de acomodar 52 passageiros em 26 cabines e 92 membros do "staff" em 46 cabines. Há vários espaços de convívio no interior e no exterior, até porque Park garante que não criou este iate para ser mais um espaço pessoal de um multimilionário.
Park acredita que este híper iate pode ser usado para eventos e para passageiros que pretendam comprar estadia para apenas um dia, pelo que este designer imaginou várias lojas, restaurantes, um casino, cinema e galerias de arte a bordo.
Que este Valkyrie é uma das obras mais impressionantes que alguma vez vimos não temos dúvidas, mas ao contrário do Valkyrie da Aston martin, que será lançado ainda este ano, não há qualquer previsão para a produção deste iate de sonho.