Elon Musk está a atravessar nova fase conturbada com a sua marca de automóveis, a Tesla. Primeiro é o difícil arranque do Model 3, decisivo para o futuro da marca, e que não há maneira de atingir os números previstos de produção. Agora, quase em simultâneo, mais duas más notícias: uma recolha gigante (face ao número de unidades fabricadas) do Model S; e uma queda acentuada do valor das acções na bolsa, com a imagem de falência iminente em fundo…
Mas como uma dor de cabeça nunca vem só, eis que 123 mil Model S, fabricados depois de Abril de 2016, têm de ser chamados às oficinas da marca para substituir uns parafusos do sistema de direcção assistida que podem falhar por corrosão. A situação não é de extrema gravidade, em especial para os carros a circular em Portugal. Por um lado, o perigo de corrosão é elevado em países muito frios, onde as autoridades utilizem sais de magnésio ou de cálcio em vez de cloreto de sódio nas estradas geladas.
Mais complexa parece ser a situação financeira da Tesla que se está a deteriorar por não conseguir cumprir os planos de produção previamente estabelecidos. A agência Moody’s, bem nossa conhecida, baixou o "rating" da dívida da Tesla para a categoria "lixo" (bem nosso conhecido…) e já avisou para a possibilidade de novas revisões em baixa. E a marca da Califórnia está a ficar numa situação delicada, já que terá de pagar 230 milhões de dólares de obrigações em Novembro e outros 920 milhões em Março de 2019!
Ou seja, um aviso de que a Tesla se arrisca a parar um dia que os seus fornecedores achem que… já chega! Apesar de estar com uma valorização bolsista que ronda os 43 mil milhões de dólares, as acções caíram, nas últimas semanas, cerca de 8%. É verdade que continua a valer o mesmo que a Ford, mas a diferença é que esta vendeu seis milhões de automóveis e conseguiu 7,6 mil milhões de dólares de lucro. A Tesla vendeu cem mil unidades e, em 2017, voltou a dar prejuízo, pelo quarto ano consecutivo, e de 2 mil milhões de dólares…
Se o Model 3 não começar a sair "às pazadas" da linha de produção, e isso não parece para as próximas semanas, a Tesla poderá ver-se em grandes problemas para arranjar dinheiro para cumprir com as suas obrigações. Nomeadamente para com os seus fornecedores que poderão ditar o futuro (ou a falta dele…) desta marca que continua a ter um fortíssimo… "sex appeal"!