A terceira geração do Audi R8 vai "largar" o bloco V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros em detrimento de um sistema propulsor totalmente eléctrico que promete "atirar" o superdesportivo da marca dos quatro anéis para novos voos.
A informação é avançada pela publicação britânica "Autocar", que garante que o próximo R8 terá uma imagem inspirada no protótipo PB18 e-tron. Este concept, apresentado na última semana, conta com um sistema eléctrico que produz uma potência equivalente a 764 cv e acelera dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de dois segundos. Mas o próximo R8 será um "monstro" ainda mais impressionante.
A "Autocar" garante que a terceira geração do superdesportivo de Ingolstadt terá um sistema eléctrico tão potente que vai produzir mais de 1000 cv de potência, número que deverá permitir que este R8 se aproxime de rivais como o Tesla Roadster ou o Rimac C_Two.
Esta mudança no rumo do R8 estará relacionada com o fraco rendimento da segunda geração do modelo, cujas vendas não terão chegado ao que a Audi esperava. É que se a primeira geração deste desportivo se aproximou das 3 mil unidades vendidas por ano na Europa, a segunda não passou a barreira das 1.500.
Resta agora aguardar pelo anúncio oficial da Audi e pelo baptismo oficial. É que se já há quem dê por garantido o nome R8 e-tron, ainda não se pode tomar por garantido que a próxima geração do Audi R8, a lançar em 2022, se vai chamar assim.
Recorde-se que a Audi se prepara para lançar o seu primeiro automóvel eléctrico de produção, o SUV e-tron, e que já tem mais dois eléctricos na calha: o e-tron Sportback, um GT eléctrico a lançar em 2019, e o e-tron GT, um compacto eléctrico premium a lançar em 2020.