O interesse nos carros voadores tem atraído cada vez mais fabricantes e é um sonho cada vez mais perto de se tornar realidade. Este é um mercado que reúne nomes tão importantes quanto a Uber ou a Airbus, mas uma das empresas mais perto de colocar um carro voador à venda é a Terrafugia.
O objectivo desta "start-up" é colocar o Terrafugia Transition à venda já no próximo ano, mas esta "aventura" começou muito antes. O projecto foi apresentado pela primeira vez em 2006 e o primeiro protótipo revelado em 2010. Mas foi só em 2017, quando a chinesa Geely – dona da Volvo – comprou a empresa, que este projecto recebeu o investimento necessário para seguir para produção.
Este modelo, que já conta com mais de uma centena de encomendas, já recebeu a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) nos Estados Unidos e foi-lhe atribuída a categoria "Light Sport Aircraft".
Com lugar para dois passageiros, o Transition foi desenhado para ser arrumado numa garagem de automóvel convencional, já que as asas recolhem e abrem em menos de um minuto. Ainda assim, circular com as asas recolhidas pela estrada não será tarefa fácil, já que de comprimento este carro voador tem quase seis metros.
A Terrafugia, que vai ficar sediada num pequeno aeroporto no New Hampshire, nos Estados Unidos, reivindica uma autonomia de 650 quilómetros e uma velocidade máxima a rondar os 160 km/h.