A Tesla anunciou o "Autopilot 8.0", a última actualização do seu sistema de condução autónoma, e prometeu várias melhorias, sendo que o grande destaque é o facto do sistema denominado "piloto automático" passar a depender de radares, ao invés de câmaras.
A actualização pode ser instalada em todos os Model S e Model X fabricados desde Outubro de 2014, que já estão equipados com radares com sensores na frente. Contudo, até ao momento, estes radares estavam apenas a ser utilizados como uma espécie de "backup" das câmaras principais.
Mas depois de vários estudos, a empresa liderada por Elon Musk chegou à conclusão de que o radar já pode ser usado como
"sensor de controlo primário sem que seja necessário recorrer à câmara para confirmar o reconhecimento visual". Isto só é possível graças a um novo sistema de processamento mais avançado que recebe dados do radar a cada décimo de segundo e que lhe permite criar uma imagem 3D do que o rodeia.
E à medida que os vários automóveis Tesla vão somando quilómetros, estarão a melhorar a experiência de utilização deste sistema, já que à medida que os radares processem o ambiente em seu redor, essa informação será partilhada com outros Tesla que passem pela mesma localização.