O Tesla Model 3 teve uma estreia triunfal no mercado europeu e não só se tornou no automóvel eléctrico mais vendido da Europa no seu primeiro mês completo no mercado como se tornou na berlina premium compacta mais vendida no Velho Continente.
De acordo com os dados fornecidos pela Jato Dynamics, o Tesla Model 3 teve mais unidades vendidas na Europa em Fevereiro do que o Mercedes Classe C, o Audi A4 e o BMW Série 3. Para esta contagem a Jato Dynamics apenas recorreu às versões berlina destas propostas germânicas, deixando de foras as variantes carrinha, Coupé e Convertible.
"A performance do Model 3 é assinalável, uma vez que normalmente não vemos este tipo de comportamento antes dos primeiros quatro ou cinco meses em que os novos carros estão nas estradas", afirmou Felipe Munoz, analista da Jato.
De acordo com esta entidade, a Tesla vendeu 3.657 unidades do Model 3 em Fevereiro, deixando para trás modelos como o Renault Zoe, o Nissan LEAF, o BMW i3 ou o Hyundai Kauai Electric.
Os números do Model 3 impressionam, até porque grande parte deste volume de vendas vem de clientes privados e não de frotas para empresas. Contudo, importa dizer que a marca fundada por Elon Musk há muito abriu as encomendas deste modelo na Europa, o que ajudou a reunir milhares de compradores antes do lançamento do Model 3 no mercado.
O pico do sucesso europeu do Tesla Model 3 aconteceu na Noruega, onde só no mês de Março (até ao dia 29) foram entregues 4.609 exemplares. Em Fevereiro foram vendidos 792 modelos naquele país, onde o Model S e o Model X também marcam pontos com cerca de 400 exemplares entregues no último mês.