Quando em Maio deste ano lhe dissemos que um membro do "Denver Tesla Club" tinha levado um Tesla Model 3 aos 830 quilómetros com uma única carga achámos que dificilmente iriamos ver melhor, mas não podíamos estar mais enganados. Esta marca não só foi largamente batida como foi conseguida sem ninguém ao volante!
Este Tesla Model 3 percorreu 1001 quilómetros com o sistema Autopilot ligado e apenas com uma carga na bateria. O recorde foi estabelecido na Alemanha e realizado pela nextmove – empresa de aluguer de carros eléctricos – com a supervisão da DEKRA.
O palco escolhido foi as instalações da DEKRA em Lausitzring, em Brandenburgo, e o motivo é muito simples: fugir do trânsito! Segundo Stefan Moeller, director da nextmove, o facto deste ser um circuito cerrado e de contar com "marcas claras, rectas largas e curvas abertas" deu origem a uma "situação praticamente ideal para o uso do Autopilot".
Recorde-se que se o sistema Autopilot não detectar o peso do condutor no banco do condutor entra em modo de segurança e trava. Porém, a nextmove contornou esse problema recorrendo a um boneco – parecido com o que a tesla mandou para o espaço! – com o peso aproximado de um humano e a uma série de truques!
Stefan Moeller arrancou dentro do carro, já com o boneco ao volante, e activou o Autopilot. Depois disso bastou sair do carro pela janela – que permaneceu sempre aberta, caso fosse necessário intervir – e deixar o boneco, ou melhor, o Autopilot, fazer o seu trabalho!
O recorde foi conseguido a circular durante 28 horas seguidas a uma velocidade média de 36 km/h, sendo que o consumo de energia foi de aproximadamente 7 kWh por cada 100 quilómetros realizados.
Recorde-se que o Tesla usado foi o Model 3 Long Range, equipado com um "pack" de baterias de 75 kWh e que garante, segundo o ciclo EPA, uma autonomia a rondar os 500 quilómetros.