
















É uma notícia tão inesperada que é quase chocante! Ao longo de 2017, a Tesla vendeu mais unidades do Model S na Europa do que a Mercedes vendeu do Classe S ou a BMW do Série 7, já para não falar da Audi, cujo A8 estava em final de vida! A pequena marca norte-americana tem sido apontada por várias falhas, pela sua juventude no mercado e pela pequena dimensão mas, com estes resultados, deixou enormes questões em aberto…
"Isto é um alarme para os construtores tradicionais como a Mercedes", alerta um analista da JATO, Felipe Munoz. "Diz-nos que uma marca pequena mas inteligente como a Tesla pode batê-los na sua própria casa!". Se o Model S já tinha batido várias vezes as berlinas de luxo nos Estados Unidos, em 2017 foi a primeira vez que o conseguiu na Europa, o que deverá ser interpretado como uma mensagem acerca dos novos desejos dos compradores deste tipo de automóveis.
E a verdade é que não há nenhuma marca pronta para, de imediato, concorrer com o Model S. Sabe-se que a Porsche tem já o Mission E em testes avançados e que a VW vai apresentar, em Genebra, um "concept" de uma berlina de luxo de propulsão eléctrica, mas a Tesla sabe que ainda estará sozinha no mercado por mais algum tempo…
Nos Estados Unidos o Model S P100D deu um empurrão importante às vendas da Tesla, com aumento de 9% para 28.800 unidades, bem à frente dos rivais em queda: o Cadillac XTS que baixou 27% para 16.275; e o Mercedes Classe S que recuou 16% para 15.888. Tudo parecia correr bem para a marca fundada por Elon Musk, não fosse a dificuldade de colocar a produção do Model 3 em "velocidade de cruzeiro" (devia ter sido em Setembro… e ainda não foi atingida), automóvel crucial para o sucesso da companhia.