Foi numa reunião de accionistas da Tesla que o seu presidente, Elon Musk, revelou o primeiro esboço, uns simples contornos, do que será o quarto modelo da gama de veículos eléctricos da marca que está, definitivamente, a abanar o "status quo" da indústria automóvel. Vai chamar-se Model Y para completar a estratégia há muito estabelecida por Musk de ter uma gama… "sexy"!
Não o conseguiu na perfeição porque aquele que seria o seu Model E não se pôde chamar assim por a Ford ter ameaçado avançar com um processo legal por ter um esquema semelhante de nomes. Na altura, ainda só com os modelos S e X no mercado, Musk comentou com piada que
"a Ford matou o ‘sex’", mas deu a volta ao assunto chamando-lhe
Model 3, o que originará a palavra "S3XY", quando os quatro modelos estiverem em comercialização, em 2019.
Porque será nessa data que o SUV compacto – que, tudo indica, deverá manter as portas de falcão atrás que caracterizam o Model X – será lançado.
"Estou muito entusiasmado com o Model Y, esperamos tê-lo nas estradas por volta de 2019", terá anunciado Elon Musk na assembleia, segundo a revista "Inverse".
Musk revelou que o Model Y usará uma nova plataforma, em vez da base do Model 3, e que será construído numa nova fábrica.
"Já não há hipótese de construirmos mais este modelo na unidade de Fremont, vamos ter de o fazer noutro lado, há uns dias quase tínhamos um motim no parque de estacionamento!", contou Musk no seu jeito bem-disposto, explicando a forma como a fábrica da Tesla está a trabalhar nos limites.
A opção por não usar a mesma plataforma do Model 3 para fazer o Y vem dos ensinamentos recolhidos com o SUV maior, o Model X (que usa a mesma base da berlina Model S), como Musk humildemente reconheceu:
"Foi um erro derivarmos o ‘design’ do Model X a partir da plataforma do Model S. Teria sido muito melhor fazermos um SUV da forma como um SUV deve ser feito, em vez de tentarmos ‘casar’ elementos que não são ‘encaixáveis’…".
Sabe-se que, depois deste quarto modelo e de terminada a construção da gama "S3XY", a Tesla deverá abandonar as designações de "Model seguido por uma letra" para os seus futuros modelos. Nomeadamente para a futura "pick-up" e para o camião que promete revelar já em Setembro! Altura em que Elon Musk diz que deverá fazer mais revelações sobre o Model Y.