Há coisas que o senso comum não consegue explicar mas em que os mercados de capitais crêem quase cegamente, levando a factos difíceis de acreditar: cerca de uma semana depois de
ultrapassar a Ford, a Tesla valorizou-se ontem mais 3,3 % na bolsa de Nova Iorque, ultrapassando a General Motors e tornando-se o mais valioso construtor automóvel norte-americano!
A marca de automóveis eléctricos está agora avaliada em 48,1 mil milhões de euros, tendo ultrapassado em 60,5 milhões a GM e está a "apenas" 945 milhões da Honda para entrar no grupo dos cinco construtores mais valiosos do Mundo! Parece muito mas basta uma valorização de 2 % para aquele valor ser ultrapassado…
Este é, de facto, um mundo algo estranho, por muitas explicações que os analistas económicos possam dar, falando de expectativas e de como a Tesla é vista mais como uma empresa de tecnologias de futuro do que como construtora de automóveis que um dia serão obsoletos… Pelo menos esta foi uma das explicações avançadas para a marca de Elon Musk se ter tornado a mais valiosa dos Estados Unidos.
Mas factos são factos… E esses dizem-nos que a GM apresentou 8,5 mil milhões de euros de lucros no ano passado, enquanto a Ford se prepara para anunciar ganhos de 6 mil milhões de euros. E ambas valem menos que uma empresa que nunca gerou lucro e que deverá ter fechado o ano passado com um prejuízo de 900 milhões de euros… A Tesla vendeu 80 mil carros a nível mundial, a GM vendeu dez… milhões!
E até a "menina dos olhos" de Elon Musk, o
novo Model 3, foi batida pela GM que lançou muito antes o Chevrolet Bolt (que será o
Opel Ampera E na Europa), com a mesma autonomia e preço… Pelos factos, portanto, não há forma de explicar a razão para a Tesla valer mais que a GM ou a Ford, mas na realidade vale!
A Tesla é, neste momento, o sexto construtor mais valioso do Mundo, num "ranking" liderado pela Toyota cujo valor é de 162,6 mil milhões de euros. Seguem-se a Daimler (casa-mãe da Mercedes), Volkswagen, BMW e Honda, mas esta, a valer 49,1 mil milhões de euros, está já "na mira" de Elon Musk! Para quem o sucesso do Model 3 será crucial, embora os ventos lhe estejam a soprar de tal forma de feição que há já analistas a defender que, mesmo que o lançamento da berlina mais pequena não corra na perfeição, os clientes irão compreender!...
Longe vai o tempo em que se dizia que "o que fosse bom para a GM era bom para os Estados Unidos"! Agora, na verdade, até Elon Musk faz parte da equipa do presidente Donald Trump, portanto os tempos estão mesmo a mudar…