Todos os anos, nomeadamente nos períodos de maior calor, vemos casos de pessoas que deixam o seu cão fechado dentro dos carros quando vão às compras ou fazem paragens rápidas. Nestes casos, a temperatura dos carros pode atingir níveis que se revelam fatais para os animais, mas a Tesla quer acabar com isso em breve, pelo menos nos seus modelos.
A ideia passa por desenvolver um "modo cão" que permita deixar o carro desligado mas manter a temperatura do habitáculo fresca, o sistema de som ligado e uma mensagem no ecrã central a informar a temperatura do interior e a avisar que o animal está bem e que o dono volta rápido.
Esta ideia partiu de um cliente da marca norte-americana, que entrou em contacto com Elon Musk através do Twitter para pedir que o empresário sul-africano introduzisse este "modo canino" no Tesla Model 3. Musk, como é seu hábito, respondeu prontamente com um "sim", concordando com a ideia.
Yes
— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2018
Recorde-se que os Tesla já têm um sistema que permite manter pessoas ou animais em segurança dentro do carro, evitando a que estejam expostas a situações de calor. Porém, este novo "modo cão" teria visível no ecrã da consola central uma mensagem de aviso para que quem se aproxime do carro saiba que o animal está bem e não tente partir o vidro para o libertar.
Ainda não há qualquer estimativa acerca do lançamento desta novidade, mas tal como acontece com outros pedidos que os utilizadores da Tesla têm feito a Musk nos últimos tempos, deverá fazer parte de uma actualização futura do "software v9", que começou a ser lançado no início deste mês.