
















Um dos principais "defeitos" na demora da popularização dos "eléctricos", para além do seu preço de venda, está no tempo de espera para carregar a bateria.
Pois a BYD avança com uma solução que permite cumprir essa tarefa num tempo quase equivalente ao que leva a abastecer o depósito de combustível dum carro com motor a combustão.
A baptizada Super e-Platform será capaz de atingir velocidades máximas de carregamento na ordem dos 1.000 kW em corrente contínua, bastando cinco minutos para ganhar 400 quilómetros suplementares.
A novidade foi apresentada segunda-feira na sede da fabricante em Shenzhen pelo seu presidente Wang Chuanfu, que confirmou também a construção duma rede de carregamento na China num futuro próximo.
A potência de recarga proporcionada pela chamada "super plataforma eléctrica", que será duas vezes mais rápida do que a dada pelos Supercharger da Tesla, abre uma nova era no campo dos super carregadores.
Recorde-se que a versão mais recente desta tecnologia não vai além de velocidades de carregamento de 500 kW, sabendo-se que esta questão é essencial para aumentar a adopção de veículos 100% eléctricos.
"É a primeira vez no sector que a unidade megawatt (MW) é alcançada na potência de carregamento", sublinhou Wang Chuanfu.
A nova arquitectura de carregamento estará primeiro disponível nos novos Han L e Tang L da BYD, com preços a partir de 34.200 no mercado chinês.
A construtora anunciou ainda a construção duma rede com mais de 4.000 estações de carregamento ultra-rápido em todo o país.
Por saber fica a data para o arranque da infra-estrutura, assim como o investimento financeiro necessário, de acordo com a agência Reuters.
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