Tiago Monteiro, ao volante do Honda Civic Type R, bateu o recorde para os automóveis de produção de tracção dianteira no Circuito do Estoril. O piloto natural do Porto registou um tempo de volta de 2 minutos e 1.84 segundos.
Este "tour" pela Europa à caça de recordes começou em Abril do ano passado, altura em que este Type R deixou a sua marca no icónico traçado de Nürburgring Nordschleife, onde registou um tempo de volta de 7 minutos e 43.8 segundos.
Daí para cá não tem parado de somar recordes, com o mais recente a ter lugar no conhecido circuito luso. "Nós viemos aqui com o objectivo de bater o recorde previamente estabelecido, mas não podes nunca levar algo como garantido – quer dizer, é um recorde de volta por isso não é um feito fácil", afirmou Tiago Monteiro.
"Tens de ter extrema confiança no carro para atacar o circuito do Estoril, o novo Type R é tão poderoso, suave e inspirador de confiança. Batemos o recorde, na verdade, esmagamos o recorde", acrescentou, antes de adiantar que o "Type R é muito estável, tem boa eficiência de travagem e um motor espectacular".
"Parece que estás a conduzir um carro de corrida – na pista é fácil de esquecer que é uma viatura de estrada, mas depois podes conduzi-lo para casa. O novo Type R é uma grande evolução. Quer dizer, estamos a falar de um carro totalmente diferente em termos de design, aerodinâmica, suspensão, geometrias, motor, mas acima de tudo a sensação de condução de um carro", atirou.
Recorde-se que o novo Honda Civic Type R, que no nosso país começa nos 46.900 euros, está equipado com um bloco VTEC Turbo de 2.0 litros que debita 320 cv de potência e 400 Nm de binário, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e chegar aos 272 km/h.
Para completar o desafio "Type R Time Attack Challenge 2018" o Civic Type R ainda tem de fazer nova paragem, desta vez em Hungaroring, na Hungria.