As vendas de super-desportivos estão em grande crescimento na Europa. Segundo a ‘LMC Automotive’, entre Janeiro e Abril foram vendidos 12.980 modelos, um número importante face às 10.677 unidades comercializadas em igual período do ano passado. O Ferrari 488, o novo Aston Martin DB11 e o "eterno" Audi R8 foram os modelos mais procurados, com destaque para o coupé de Maranello, que continua a ser uma referência a este nível.
Segundo os analistas da ‘LMC Automotive’, que classificam estes modelos como exóticos, este mercado vai continuar a crescer e poderá representar 14.800 unidades em 2020, apesar do aumento das propostas de motorizações híbridas e eléctricas. A explicação passa pelo aumento do número de multimilionários, cujo valor duplicou desde 2010. Este tipo de modelos têm uma desvalorização muito menor do que a de um automóvel "normal" e o seu ciclo de vida é muito superior ao que qualquer outro.
A Ferrari continua a ser uma referência a este nível e a marca de Maranello aposta forte no crescimento. Tinha colocado a fasquia numa produção de 7.000 unidades/ano, mas deixou de lado este objectivo em favor de mais ambição: quer chegar aos 9.000 modelos/ano em 2019. Mas essa ambição de crescimento é partilhada por outras marcas.
Graças ao novo DB 11, a Aston Martin registou um crescimento de 103% nas vendas durante os primeiros quatro meses do ano e estes resultados permitiram à marca de Gaydon interromper um ciclo de perdas crónicas. Em Abril registou lucros pela primeira vez desde que Andy Palmer, um ex-executivo da Nissan, assumiu a gestão da empresa em 2014. A Aston Martin vai apresentar um novo motor V8, desenvolvido em colaboração com a Mercedes-AMG e um versão "convertible" do DB11 (na Primavera), seguido pelo coupé Vanquish de elevadas performances. O crescimento do catálogo continua em 2019 com o SVB DBX e um coupé de motor central, previsto lá para 2021.
A Bentley também está muito activa e o sucessor do "velho" Continental GT pode ser apresentado em Setembro no Salão Automóvel de Frankfurt. Diz-se que será realizado com base numa nova plataforma desenvolvida pela Porsche e poderá ajudar a potenciar as vendas da marca do Grupo VW que, graças ao SUV Bentayga, conseguiu potenciar as vendas e aumentar os lucros.
Depois, há "rookies" como a McLaren, que assumiu a Ferrari como grande rival e que, apesar de altos e baixos e uma sucessão de propostas, nem sempre evidentes para o mercado, tem vido a aumentar as vendas e pretende apresentar 15 novos modelos (ou evoluções) até 2022.
Mas para além do mercado dos super-desportivos "exóticos", também há o "nicho" das edições limitadas onde a Ferrari factura como ninguém. Cresce também a produção de hiper-carros vendidos para lá do milhão de euros, como acontece com modelos como o LaFerrari Aperta, o Lamborghini Centenario ou o futuro Aston Martin Valkyrie que poderá custar 2,5 milhões de euros. Mas, nestes casos, já estamos a falar em investimentos e não em automóveis para quem gosta de passear a sua riqueza no dia a dia…
Top ten dos super-desportivos de Janeiro a Abril de 2017
1º |
Ferrari |
488 |
16% |
2º |
Aston Martin |
DB 11 |
Novo |
3º |
Audi |
R8 |
-8,20% |
4º |
Bentley |
Continental GT/GTC |
-15% |
5º |
Bentley |
Flying Spur |
44% |
6º |
Aston Martin |
V8/V12 |
6% |
7º |
Ferrari |
California |
-24% |
8º |
Maserati |
Quattroporte |
-13% |
9º |
Lamborghini |
Huracán |
23% |
10º |
Aston Martin |
Vanquish |
29% |