
















Um estudo da Jato (empresa de análise de mercados) sobre as vendas de automóveis 100% eléctricos a nível mundial mostra o peso da Tesla neste universo. A marca de Elon Musk garantiu o primeiro lugar com o Model 3 apesar de todos os atrasos com o seu lançamento e da produção que só entrou em ritmo de cruzeiro em Outubro. Sem estes contratempos, seria possível ir mais longe do que as 130.000 unidades vendidas. Mas a Tesla também garantiu o quinto lugar com o Model S e o sétimo com o Model X.
Mais impressionante (ou talvez não) é a forte presença no top ten de modelos chineses. Cinco das propostas que garantiram uma posição neste ranking são chinesas: o BAIC EC foi o segundo "eléctrico" mais vendido no mundo, o Zotye E200 o quarto, o BYD E5 foi o quinto, o BYD Yuan o nono e o JAC IEV 6E o décimo.
Esta situação mostra bem o impacto da China no campo da produção de automóveis eléctricos, mas também de toda a tecnologia que lhe está associada. Este é um aviso importante para toda a indústria automóvel e sobretudo para os europeus, que podem estar em vias de perder o comboio que segue na direcção do futuro.
O Renault Zoe é o único modelo europeu a surgir no top ten, mas não vai além do oitavo lugar, uma posição muito mais modesta do que a do Leaf, produzido pela Nissan na Aliança que também integra a Mitsubishi.
Top ten das vendas:
1º Tesla Model 3 – 130.000 unidades
2º BAIC EC – 92.000 unidades
3º Nissan Leaf – 86.000 unidades
4º Zotye E200 – 51.000 unidades
5º Tesla Model S – 46.000 unidades
6º BYD E5 – 46.000 unidades
7º Tesla Model X – 43.000 unidades
8º Renault Zoe – 40.000 unidades
9º BYD Yuan – 36.000 unidades
10º JAC IEV 6E – 32.000 unidades