De vez em quando cruzamo-nos com veículos tão singulares que são simplesmente impossíveis de ignorar e este Torsus Praetorian é o exemplo perfeito disso mesmo. De acordo com a fabricante que o produz, é o primeiro autocarro todo-o-terreno "heavy duty" do mercado e foi concebido para levar até 35 pessoas a locais onde não é suposto um autocarro conseguir chegar.
Com uma distância entre eixos de 4200 mm e uma altura ao solo de 389 mm, este "monstro" que conta com uma massa máxima de 13.5 toneladas foi feito para melhorar a mobilidade de empresas que trabalham em locais de difícil acesso, como é o caso de empresas mineiras ou da indústria da madeira. Mas há mais. É que o Torsus Praetorian também pode revelar-se uma ferramenta de extrema utilidade para equipas de intervenção rápida ou de resgate.
Poucos obstáculos são capazes de travar este "super autocarro", que pode circular em águas com um máximo de 70 centímetros de altura. A propulsão deste "monstro" fica a cargo de um enorme motor de 6.9 litros turbodiesel de seis cilindros em linha (da MAN) que debita 240 cv de potência e 925 Nm de binário.
Apesar da potência, este autocarro está longe de ser rápido. A sua enorme suspensão e os pneus todo-o-terreno Michelin XZL TL de 395/85 R20 não permitem que passe dos 117 km/h, uma velocidade máxima definida pela própria Torsus e que apesar de não ser impressionante, "chega e sobra" para as exigências que se colocam a um veículo deste tipo.
Apesar do "look" radical este Torsus Praetorian não dispensa comodidades como ar condicionado, leitor de DVD com ecrãs no tecto, câmara de marcha atrás para o condutor e sistema de aquecimento. Tudo o que é preciso para manter os 35 ocupantes (o máximo que este veículo transporta) confortáveis.