O Toyota Land Cruiser continua a ser um dos SUV mais competentes do mundo, sobretudo fora-de-estrada, e essas características continuam a fazer dele um nome de sucesso em mercados como o Soviético ou o Médio Oriente.
O modelo mais apreciado nestes mercados é a versão ‘200’, equipada com um poderoso motor V8. Como tal, foi esta a versão escolhida pela AutoLife, preparadora ucraniana com base em Kiev, para dar vida a um projecto que tem tanto de doido como de impressionante.
A imagem exterior está muito diferente, com esta casa de tuning a optar por um visual mais agressivo, marcado por um "kit" de carroçaria que o deixa 100 mm mais largo, por uma nova grelha e por um novo capot.
Quando pensamos no Land Cruiser estamos longe de imaginar um visual destes, mas a verdade é que a AutoLife conseguiu transformá-lo numa proposta totalmente distinta, muito mais próxima do que estamos habituados a ver nos enormes SUVs norte-americanos.
E se isso é um sacrilégio para muitos dos amantes da Toyota, certamente será o sonho de muitos clientes daquele mercado europeu, que assim passam a ter uma espécie de "Land Cruiser com esteróides".
Mas se achou o exterior agressivo, espere até ver o habitáculo. Aqui não há um único painel que seja discreto e que passe despercebido. O arrojo desta proposta começa logo na escolha das cores da pele, azul e vermelho, mas rapidamente se propaga para elementos como os tapetes, bastante felpudos, ou o tejadilho, totalmente forrado em pele austríaca da mais elevada qualidade.
Se isto não chegou para o convencer, então saiba que as grandes estrelas da companhia aqui são os passageiros do banco traseiro. É que a AutoLife retirou os bancos originais e instalou dois bancos individuais "roubados" ao BMW Série 7 (G12) Longo, criando uma espécie de "lounge" de luxo na traseira.