A Toyota irá propor, em breve, uma opção extremamente útil para a versão "plug-in" – que se pode carregar numa normal tomada eléctrica – do seu popular modelo híbrido Prius: um painel solar que cobre todo o tejadilho!
Este conjunto de células fotovoltaicas é bastante maior que o que já estava disponível na geração anterior, podendo agora ter um conjunto de utilidades mais alargado. Refira-se que não servirá para aumentar a autonomia do Prius em modo 100% eléctrico que se manterá em torno dos 60 km. O problema é que, para alimentar o motor eléctrico de um automóvel, seriam precisos 200 metros quadrados de painéis solares… o que é manifestamente impossível de colocar num automóvel!
Assim, o contributo daquelas células fotovoltaicas estará virado para outras funções, nomeadamente ajudar no funcionamento do sistema de ar condicionado quando o carro está em andamento, fornecendo ainda energia a acessórios como os faróis ou aos vidros eléctricos. O que permitirá aumentar a eficiência energética do Prius Plug-In em cerca de 10%, segundo a Toyota.
A marca nipónica avança que planeia introduzir estes painéis solares noutros modelos híbridos que comercializa, agora que chegou ao ponto final de um programa de desenvolvimento que dura desde 2009. Apenas os mercados asiáticos e europeus terão acesso a este útil opcional, já que os testes de capotamento feitos nos Estados Unidos não permitem a sua utilização naquele mercado.