
















A Toyota Alemanha, através da sua página oficial no Facebook, colocou fim a uma das maiores dúvidas em torno do novo Toyota Supra, a data de apresentação. O desportivo nipónico vai ser exibido pela primeira vez, sem a camuflagem com que o temos visto, em Janeiro do próximo ano, no Salão Automóvel de Detroit.
Desenvolvido na mesma plataforma do novo BMW Z4, podemos esperar automóveis muito distintos. É que Masayuki Kai, engenheiro chefe do Supra, afirmou recentemente em declarações à CNET que desde 2014 que as equipas da Toyota e da BMW trabalham em separado e sem comunicação entre si.
Ainda assim, sabe-se que além da plataforma estes dois modelos também deverão partilhar os motores turbo de gasolina de quatro e seis cilindros, que serão acoplados a uma caixa ZF automática.
A distribuição de peso perfeita (50:50) e o peso total de 1,496 quilos devem garantir um comportamento dinâmico assinalável, afinal a supervisão deste aspecto ficou a cargo do engenheiro Tetsuya Tada, da Gazoo Racing, que já tinha sido o responsável pela dinâmica do… Toyota GT86!
E por falar em Gazoo Racing importa dizer que a divisão de competição da Toyota está presente no Salão Automóvel de Paris com o Toyota GR Supra Racing Concept, protótipo que antecipa uma eventual versão de competição do Supra (ver galeria).
Resta-nos agora aguardar por Janeiro e pelo Salão de Detroit para ver, finalmente, o Supra "despido", que é como quem diz: sem camuflagem! O Supra é um carro de culto para os amantes da Toyota e isso faz com que este seja já um dos lançamentos mais aguardados do próximo ano.