Travis Pastrana, conhecido piloto de rali e de motocross, replicou este domingo três arriscados saltos tentados pelo icónico Evel Knievel, entre eles o salto sobre a fonte do Caesars Palace, em Las Vegas, que valeu uma queda bastante grave a Knievel em 1967.
Agora, e para assinalar os 50 anos desde esse histórico salto protagonizado por Evel Knievel, Pastrana resolveu prestar-lhe uma homenagem cumprido três arriscados saltos. Em parceria com o Canal História, a Indian Motorcycles e o Nitro Circus, Pastrana apareceu sobre a multidão em Las Vegas com um fato inspirado em Knievel e "montado" numa Indian Scout FTR750.
O primeiro dos saltos (ver vídeo abaixo) feitos por Pastrana foi uma réplica do salto de Knievel em 1973 sobre 50 carros. Porém, Pastrana conseguiu "voar" sobre mais dois carros, elevando este recorde para uma distância de 52 automóveis.
O segundo salto, não menos impressionante, foi sobre 16 autocarros. Recorde-se que em 1975 Knievel tinha feito esta manobra por cima de 14 autocarros. Mas o salto mais arriscado ficou para o fim, onde Pastrana voou sobre a fonte do famoso Caesars Palace, em Las Vegas.
Este mesmo salto, em 1967, acabou com Knievel a partir a pélvis, a anca esquerda, o tornozelo direito e ambas as mãos e pulsos. Ficou em coma durante 29 dias e apesar de ter recuperado, certamente ninguém se esquece que este salto o deixou às portas da morte.
Indiferente a tudo isto, Pastrana acelerou rumo à rampa e voou durante 45.42 metros, concluindo este arriscado salto na perfeição. No final, dizia-se feliz e honrado por ter vivido um dia na pele de Evel Knievel e que "o mais difícil foi mesmo vestir o fato".
A avaliar pelas acrobacias que Pastrana já soma – até já saltou de um avião sem paraquedas! –podemos dizer que este foi só mais um domingo na vida deste atleta radical que já soma 17 medalhas nos X-Games. Resta agora saber qual é o próximo desafio!