O
Skoda Kodiaq talvez seja o modelo mais importante da marca checa do Grupo VW desde o lançamento do Octavia em 1996. Foi anunciado como o primeiro SUV da Skoda, mas não é realmente bem assim...
Em 1966 foi apresentado na Nova Zelândia o Trekka, realizado à imagem do Land Rover Serie I com base num chassis Skoda Octavia da época, exportado em peças pela fábrica de Mladá Boleslav.
A distância entre-eixos foi reduzida, a distância ao solo aumentada, as relações da caixa manual de quatro velocidades alterada e a opção de bloqueio do diferencial introduzida, mas o motor era um bloco Skoda de quatro cilindros com 1,2 litros de cilindrada, 47 cv e 87 Nm de binário.
Foi proposto com vários tipos de carroçaria com pesos a variar entre os 920 e os 980 kg. Era capaz de atingir os 110 km/h e carregar 500 kg. Foram produzidas cerca de três mil unidades entre 1966 e 1972, altura em que perdeu interesse com a alteração de taxas nas importações de modelos oriundos do Japão. Ficou na história como Trekka porque nunca contou com nenhum logo da marca checa.