Se é um cliente regular da Uber já está habituado ao facto dos preços variarem de acordo com a procura e com as horas do dia, fazendo com que seja cada vez mais uma missão impossível terminar uma viagem dentro da estimativa que a "app" nos apresenta antes de cada trajecto.
Ainda assim, não se trata de variações de preço que nos deixem chocados, sendo, por norma, um "par" de euros a mais ou a menos. Agora imagine que essa variação era de… milhares de euros? Pois… aí o caso já mudava de figura! Mas foi precisamente isso que aconteceu a um utilizador deste serviço no Canadá. Mas vamos por partes.
Hisham – nome de utilizador "votethehish" – estava na 12ª Widmer Street, em Toronto, e "chamou" um Uber para o levar a 30 The Queensway, um trajecto de aproximadamente 8 quilómetros. Nós próprios fizemos uma simulação desta viagem e a estimativa da "app" é que este serviço de UberX nos custe 15,36 dólares canadianos (ver imagem ao lado), o equivalente a 10,12 euros.
Agora imagine o espanto de Hisham quando recebeu no seu "smartphone" a factura da viagem e viu que lhe tinham sido cobrados 18,515.80 dólares canadianos, cerca de 12.200 euros (ver imagem abaixo)!
E o mais incrível é que a empresa com base em Silicon Valley não admitiu de imediato a culpa, segundo o "The Comeback". A mesma publicação adianta que quando Hisham entrou em contacto a Uber ninguém queria admitir a culpa. Porém, e depois da insistência deste cliente, a gigante tecnológica mudou de ideias, pediu desculpa pelo erro e reembolsou na totalidade Hisham.
"Foi um erro e já reembolsamos o pagamento na totalidade. Pedimos as mais sinceras desculpa a este utilizador pela sua experiência", afirmou a Uber, antes de adiantar que o próximo objectivo é
"perceber como uma coisa destas aconteceu".
Recorde-se que este não está a ser o melhor ano para a Uber, uma vez que recentemente veio a público uma enorme falha de segurança que permitiu que um grupo de "hackers" tenham
roubado à Uber dados de 57 milhões de clientes e condutores.
Este "roubo" foi encoberto durante mais de um ano pela Uber e terminou com a empresa com sede em Silicon Valley a pagar cerca de 85 mil euros aos referidos piratas informáticos para que estes apagassem os dados roubados e deixassem este caso morrer.