A Volvo acaba de anunciar um acordo com a Uber para o fornecimento de 24 mil automóveis entre 2019 e 2021. Estes automóveis terão por base a plataforma modular "Scalable Product Architecture" da Volvo, plataforma esta que já é usada nos modelos da série 90 da marca sueca e no novíssimo SUV XC60.
"Estamos felizes por expandir a nossa parceria com a Volvo", afirmou o director de alianças automóveis da Uber, Jeff Miller.
"Este novo acordo coloca-nos no caminho certo rumo à massificação dos automóveis autónomos", acrescentou.
Estes XC90 que serão fornecidos à Volvo terão todas as tecnologias de condução autónoma exigidas necessárias, mas contará com um sistema de condução autónomo desenvolvido pela própria Uber.
"A indústria automóvel está a ser interrompida pela tecnologia e a Volvo escolheu ser parte activa dessa interrupção", afirmou Hakan Samuelsson, "patrão" da fabricante sueca.
"O nosso objectivo é ser o fornecedor de eleição dos serviços de ‘ride-sharing’ globais. O acordo com a Uber é só o primeiro exemplo dessa estratégia", acrescentou.
Recorde-se que em Dezembro do ano passado a Uber foi proibida de realizar testes autónomos (ainda que com um condutor sentado atrás do volante) na Califórnia depois de um destes automóveis ter passado um sinal vermelho. E já este ano a Uber suspendeu os testes com automóveis autónomos no Arizona, nos EUA,
após um Volvo XC90 ter sido envolvido num acidente, ainda que a polícia local tenha atribuído a culpa ao condutor do outro carro.
Estamos a falar de dois acontecimentos que não trouxeram "boa publicidade" ao projecto de automóveis autónomos da Uber, mas isso parece não ter abrandado a empresa com sede na Califórnia. E a prova disso é este acordo com a Volvo.
Questionado acerca de quando estes automóveis farão parte da frota da Uber nos Estados Unidos, Jeff Miller adianta que será
"mais cedo do que a maioria das pessoas pensa", antes de acrescentar que
"será possível operá-los [os automóveis]
sem ninguém atrás do volante em cidades e ambientes seleccionados".
O mesmo é dizer que o nível de autonomia 5, aquele em que o automóvel consegue controlar todas as situações, ainda está distante.
"Não sei de ninguém no mundo que esteja a dizer que será capaz de chegar ao Nível 5, que é autónomo em todas as situações e em todos os casos", atirou Miller.
Miller adiantou ainda que apesar dos responsáveis da Uber não terem que mexer nos motores do Volvo XC90, serão "obrigados" a modificar o sistema de travões e de direcção.
"Esses são dois elementos em que estamos a fazer modificações para que os veículos possam operar como autónomos de Nível 4, em vez de apenas Nível 2 e Nível 3", afirmou.
"Tivémos também que instalar vários sensores em torno do veículo, juntamente com aquilo que se vê no tejadilho. Trabalhámos com a Volvo para integrar essas mudanças", atirou.
Recorde-se que primeira parceria entre estas duas empresas ocorreu em Agosto do ano passado, altura em que a Uber anunciou um acordo de 255 milhões de euros com a Volvo para o fornecimento de 100 XC90.