Habituada a trabalhar modelos da Audi, a ABT Sportsline, conhecida preparadora alemã, acaba de deitar as mãos ao SEAT Leon Cupra, deixando-o próximo de rivais como o Audi RS3 Sportback ou o Mercedes-AMG A45.
Este aumento foi conseguido através da instalação de uma Unidade de Controlo de Motor (ECU) própria (da ABT) e um novo sistema de escape, sendo que estas foram mesmo as únicas alterações mecânicas que a ABT operou neste "hatchback" espanhol.
Escusado será dizer que este Leon Cupra continua com um sistema de tracção dianteira, ao contrário dos rivais que referimos acima, o Mercedes-AMG A45 e o Audi RS3 Sportback. Porém, pode sempre optar pela versão "carrinha" - denominada Leon Cupra SW - e contornar este "problema".
Para acompanhar esta evolução mecânica a ABT propõe novas ponteiras de escape e jantes "da casa" que podem variar entre as 18 e as 20 polegadas.
Se não tem um Leon Cupra ou se acha que esta versão é demasiado radical para si saiba que a ABT também tem alterações preparadas para outros modelos da marca da Catalunha. A versão com o motor 1.4 litros de 122 cv passou a debitar 160 cv e o 2.0 litros diesel de 184 cv passou a produzir 210 cv.