Um dos protagonistas do leilão da RM Sotheby’s em Monterey, na Califórnia, é um dos cinco sobreviventes do Porsche 908, um belíssimo modelo de competição que "viveu" na década de sessenta e que foi fundamental na evolução do 917, o Porsche que conquistou as 24 Horas de Le Mans em 1970 e 1971.
Depois do acidente sofrido na prova de resistência na Bélgica, a Porsche retirou este modelo, com o chassis número 908-010, da competição e vendeu-o a um coleccionador suíço, que o guardou durante cerca de 20 anos. Mais tarde, já nos anos 90, este Porsche viajou até aos Estados Unidos e foi alvo de um restauro completo e recuperou toda a sua glória.
Depois deste restauro regressou às pistas em 2004, na Rennsport Reunion de Daytona e nos últimos anos tem sido presença regular em exposições e eventos históricos por terras do "Tio Sam", onde se inclui a exposição "Porsche By Design" celebrada no Museu de Arte da Carolina do norte em 2013.
Recorde-se que no total foram construídos 31 exemplares do Porsche 908, sendo que este é um dos primeiros chassis fabricados e um dos cinco modelos que ainda sobrevivem. Como tal, esta exclusividade e este valor histórico sobrepõem-se ao curto historial desportivo, fazendo com que este 908 K seja um verdadeiro diamante.
O leilão realizado pela RM Sotheby’s em Monterey, na Califórnia (Estados Unidos), está marcado para os próximos dias 24 e 25 de Agosto de 2018.