O McLaren F1, criado por Gordon Murray e produzido entre 1993 e 1998, continua a ser um dos superdesportivos mais radicais de sempre. E apesar de estar a comemorar o seu 25º aniversário, tem sido dos automóveis de colecção que mais valorizaram nos últimos anos, com exemplares a serem vendidos por mais de 10 milhões de euros.
Mas o exemplar que aqui lhe trazemos vale bem mais do que isso. É que não se trata de "apenas" mais um McLaren F1. Este é o primeiro de dois exemplares criados pela McLaren Special Operations e que contam com uma especificação LM.
Trata-se de um automóvel homologado para andar na estrada, mas encontra-se numa configuração muito próxima de competição, a começar pelo motor. Destaca-se pelo pacote aerodinâmico que gera mais carga descendente e pelo "look" exterior mais agressivo. Ainda assim, o interior da versão "convencional" mantém-se, pelo que continua a haver "mordomias" como o sistema e navegação.
Quem quiser garantir esta "bomba" não terá que ir a leilão, já que este McLaren está disponível no novo departamento "Private Sales" da leiloeira RM Sotheby’s. O mesmo é dizer que os interessados não terão que lutar em leilão, basta pagar o preço fixo exigido.
Recorde-se que este modelo já tinha sido leiloado pela RM Sotheby’s em 2015, em Monterey, onde foi vendido por 13,7 milhões, o equivalente a 12 milhões de euros. Este número fez com que na altura este carro se tivesse tornado no automóvel britânico mais caro de sempre num leilão, título que entretanto já foi "roubado" por um Aston Martin DBR1 vendido por mais de 22.5 milhões de dólares.
A RM Sotheby’s ainda não revelou quando será necessário pagar para levar para casa este McLaren F1 LM, mas uma coisa é certa: custará pelo menos o que pagaram por ele em 2015!