À partida do Rali Paris-Alger-Dakar de 1984 todas as atenções estavam centradas nos Porsche 953 de René Metge e Jacky Ickx. A multidão apelidava-nos de 911 4x4 e o mediatismo à sua volta foi crescendo à medida que os quilómetros se iam somando. No final, Metge festejou a vitória e Ickx carimbou um sexto lugar.
Foi um ano para esquecer para a fabricante alemã, mas isso não impediu o regresso no ano seguinte. A Porsche voltou com duas equipas e com um terceiro carro – conduzido pelo engenheiro Roland Kussmaul – de acompanhamento. No final a vitória voltou a sorrir a Metge, numa prova marcada pelo duelo entre o Porsche 959 e os Mitsubishi Pajero.
Ao todo foram construídos seis exemplares do Porsche 959 – três em 1985 e três em 1986 – e um deles acaba de ser vendido em leilão por 5.2 milhões de euros, superando a estimativa inicial que rondava os 3 milhões.
É o único exemplar deste modelo que alguma vez foi vendido num leilão público e continua a contar com um motor de 3.2 litros atmosférico herdado de um 911 Carrera. Ainda assim, e apesar deste motor estar incluído no negócio, o motor que está montado é um bloco de 3.0 litros. O objectivo é que possa usá-lo em eventos sem as preocupações de danificar o motor original.
Resta agora saber se o novo proprietário o vai deixar fechado numa garagem a valorizar ou se o vai levar a eventos especiais do calendário anual, tal como o Festival de Velocidade de Goodwood. Escusado será dizer que para nós só esta segunda hipótese é que é válida…