A condução autónoma chegou em força ao Festival de Velocidade de Goodwood, mas se a subida do Robocar – o primeiro carro de competição autónomo da Roborace – correu bem, o mesmo não se pode dizer da exibição do Ford Mustang autónomo da Siemens, que mais parecia estar a ser conduzido por um condutor embriagado.
O arranque nem foi mau, mas rapidamente se percebeu que esta demonstração pública não ia correr como a Siemens certamente imaginou. Foram várias as vezes que este Mustang de 1965 "guinou" por vontade própria, obrigando o condutor a intervir por mais de uma ocasião.
Mas nem as várias tentativas deste Mustang de sair de estrada chegaram para manter o público entusiasmado, já que esta será, muito provavelmente, a subida mais aborrecida da edição deste ano do Goodwood Festival of Speed.
Felizmente nada de grave se passou, coma excepção de um "encosto" nos muros de palha. Porém, e numa altura em que as tecnologias de condução autónoma ainda são vistas com alguma desconfiança – sobretudo depois do acidente mortal com um carro autónomo da Uber, esta publicidade negativa certamente não vai ajudar.
A Siemens ainda não se pronunciou acerca do sucedido, pelo que é difícil avaliar o que poderá ter causado todos estes problemas. Contudo, convém recordar que o sistema autónomo usado por este Mustang conta apenas com o auxílio de sinais GPS, ao contrário dos sistemas de câmaras, radares e sensores LiDAR que formam grande parte dos sistemas autónomos.
Recorde-se que este Ford Mustang autónomo foi desenvolvido pela Siemens em parceria com a Cranfield University, do Reino Unido.