O Porsche 917 é dos mais célebres dos muitos carros de competição que ajudaram a construir a sólida imagem da marca germânica enquanto construtor de desportivos. Até por ter, em 1970, sido o primeiro a dar uma vitória absoluta à marca de Zuffenhausen nas 24 Horas de Le Mans, a primeira de 19! Mas estamos a falar de carros feitos exclusivamente para competir e que nunca poderiam andar nas estradas. A não ser que…
Mas a história curiosa deste carro é a forma como foi autorizado a rodar nas estradas e a ter uma matrícula que lhe permite passar pela polícia sem ser importunado. Na verdade, tudo começou muitos anos antes e… num outro carro, um 917 com o número de chassis 030 que foi o primeiro carro de competição em que foi testado o sistema de travagem ABS! Esse 917 também tinha as cores da Martini, como este, e foi essencialmente um carro de testes, apenas correndo os 1000 km da Áustria, guiado por Gérard Larrousse e Helmut Marko, exactamente, o actual consultor da Red Bull para a Fórmula 1.
Terminada a sua curta carreira desportiva, o carro foi comprado pelo conde Rossi, da Martini & Rossi, que logo o quis transformar em carro de estrada. Pediu à Porsche para o pintar de cinzento, tirar as derivas verticais na traseira e colocar dois grandes silenciadores nos escapes, além de duas "bacquets" em pele.
Foi a esta espécie de "jurisprudência" que o comprador de outro 917 com as cores da Martini – este um chassis (n.º 037) construído como carro-reserva que nunca chegou a correr –, de nome Claudio Roddaro, se agarrou para iniciar um longo processo de legalização da sua unidade. Roddaro é um piloto amador e, tendo comprado o seu 917 em 2016, chegou a alinhar em diversas competições históricas, antes de enveredar por uma longa maratona de papelada. Mas lá conseguiu os seus propósitos e agora tem um carro único, com a pintura original que ficou famosa na história do desporto automóvel!