O Alfa Romeo 155, apresentado em 1992, não conquistou os "alfistas" logo de imediato, até porque partilhava grande parte dos seus componentes com o Fiat Tipo, modelo com quem partilhava a mesma base.
Todo este domínio dentro de pista era a desculpa perfeita para a marca de Arese pensar numa versão do 155 GTA para estrada, à imagem do que a Mercedes tinha feito com o 190E Evo e a BMW com o M3 (E30).
Tendo por base a versão 155 Q4, a mais potente da gama, que contava com um bloco de 2.0 litros turbo com 190 cv e tracção integral, a Alfa Romeo recorreu a Sergio Limone, "pai" do icónico Lancia 037 e conhecido engenheiro da Abarth, para levar a cabo esta missão.
O motor, que entretanto ganhou um novo intercooler, um novo turbocompressor e uma nova Unidade de Controlo do Motor (ECU), manteve os 190 cv, mas a resposta do motor foi afinada e a mecânica modificada. As vias foram dilatadas em 23 e 24 mm e a suspensão traseira do tipo MacPherson foi "roubada" ao Lancia Delta Integrale.
Para acomodar tudo isto os pára-choques do Alfa Romeo 155 GTA Stradale tiveram de ser dilatados, garantindo um "look" mais musculado, tal como o 155 GTA de competição, foi instalada uma enorme asa traseira fixa e um conjunto de jantes com acabamento branco, prática muito comum nos modelos de competição da marca com sede em Arese.
Com base em tudo isto foi construído um protótipo já com estas alterações visuais no exterior e com um habitáculo totalmente renovado, onde se destacava o acabamento em pele preta, os bancos desportivos com enorme apoio lateral e um volante de competição da Sparco. A isto ainda se juntava a chave especial, que além de ligar e desligar o motor também servia para cortar o sistema eléctrico e de alimentação de combustível em caso de acidente, algo que é obrigatório em todos os automóveis de competição.
Este protótipo, que foi apresentado no Salão Automóvel de Bolonha de 1994, gerou grandes expectativas e chegou mesmo a ser usado como carro de assistência médica no Grande Prémio de Itália desse ano, em Monza. Mas nunca passou disso mesmo, da fase de protótipo.
Para enfrentar o Mercedes 190E Evo Cosworth e o BMW M3 da altura os responsáveis da marca italiana queriam ver um bloco V6 debaixo do "capot", mas isso obrigava a uma linha de produção própria, tendo em conta as enormes diferenças para os restantes modelos da "família" 155, algo que se revelou incomportável em termos de custos.
Morria o projecto 155 GTA Stradale mas não morria este protótipo, que não só ficou cá para contar a história como se prepara para ir a leilão no próximo dia 27 de Outubro, em Pádua (Itália), num evento organizado pela leioleira Bonhams.
Este exemplar único, que soma apenas 40 mil quilómetros, foi levado para a Alemanha em 1998 e registado para poder circular na estrada. Um ano depois regressou a Itália para uma colecção privada de "Alfas" e por lá ficou até agora, altura em que mudará novamente de mãos.
Quanto ao valor, tudo vai depender da quantidade de interessados neste pedaço de história da Alfa Romeo que marcarem presença neste leilão, mas a Bonhams prevê que a venda seja feita por um valor entre os 180 e os 220 mil euros.