A divisão "Polo Storico" da Lamborghini restaurou por completo um dos Miura mais fantásticos e raros da história da marca. Trata-se de um Lamborghini Miura SVR único, a versão mais radical e agressiva do icónico Miura, criado em 1974.
Este modelo foi apresentado na 50ª edição do Salão Automóvel de Turim e podemos olhar para ele como uma evolução do P400 Jota, protótipo desenvolvido pelo piloto de testes da Lamborghini Bob Wallace.
Este protótipo, desenvolvido sob as especificações da FIA, foi destruído num acidente em 1971 e a Lamborghini decidiu criar este one-off com as mesmas especificações da variante de competição. Depois da sua apresentação em Turim foram vários os clientes a disputar a sua compra, mas o primeiro proprietário terá sido o alemão Heinz Straber, que o levou de novo à Lambo para que a marca de Sant’Agata Bolognese implementasse as especificações originais do P400 Jota.
Estes trabalhos demoraram 18 meses a concluir, quase o mesmo tempo deste restauro actual, e deram origem a um modelo verdadeiramente impressionante. Por comparação com o Lamborghini Miura original, este Miura SVR é mais baixo, mais leve e muito mais largo.
O desenho radical desta versão inspirou toda uma geração e ficou imortalizado no Japão através de uma série de manga denominada "Circuit Wolf". Talvez por isso não seja de estranhar que o seu dono actual seja o japonês Hiromitsu Ito, que o comprou em 1976 e ainda o mantém.
Foi este proprietário nipónico que pediu esta intervenção do "Polo Storico" da Lambo, que não teve vida fácil neste restauro, ou não estivéssemos nós a falar de um exemplar único. Os responsáveis desta divisão da marca de Sant’Agata Bolognese recorreram aos planos originais de 1974 mas acrescentaram alguns pedidos feitos por este proprietário, nomeadamente a instalação de bancos desportivos com arnês de quatro pontos e uma nova "gaiola" de segurança.