Chegará da Suécia (embora fabricado na Dinamarca) aquele que será o primeiro automóvel criado, projectado e construído com financiamento conseguido através de uma campanha… de "crowdfunding"! Chama-se Uniti e pode marcar uma viragem na maneira como se pode conseguir novas formas de mobilidade urbana, já que foi um projecto que conseguiu arrancar pelo interesse que despertou em dois gigantes tecnológicos (Siemens e Kuka Robotics) e pelo dinheiro reunido em "crowdfunding", forma pouco ortodoxa de financiamento na indústria automóvel!
Um grupo de jovens engenheiros tinha uma ideia muito concreta do que deveria se um citadino ideal, mas faltava-lhes o financiamento, o que não era fácil de conseguir pelos meios tradicionais. A apresentação do projecto Uniti gerou um elevado entusiasmo, conseguindo o apoio de mais de um milhar de investidores privados que avançaram com os fundos necessários aos estudos e desenvolvimento de um carro que só deverá chegar ao mercado em 2020. Apesar de contar já com 915 reservas antecipadas e de estar, desde ontem, disponível para ser encomendado.
O local de produção já foi encontrado e será na vizinha Dinamarca, na localidade de Landskrona, onde começará a ser feito o primeiro protótipo já a 7 de Dezembro. O Uniti será um automóvel eléctrico para dois passageiros, sem grandes requintes mas com todas as tecnologias mais avançadas. Os seus projectistas optaram por ter apenas o que faz realmente falta no habitáculo para transportar duas pessoas em segurança, mais algum espaço para bagagens.
A propulsão é, obviamente, eléctrica e, estando a prever a chegada ao mercado apenas para 2020 e aproveitando a sua parceria com a Kuka Robotics, o Uniti já terá condução autónoma, realidade aumentada e controlo gestual. Tudo para se assumir como um autêntico paradigma da mobilidade urbana como, para já, ainda só é concebida nos filmes de ficção científica. Mas que se estão a tornar cada vez mais semelhantes à realidade!