Uma silhueta é tudo o que temos, mas a acompanhá-la vem o mais importante que é a confirmação oficial, por parte da BMW, daquilo de que há tanto tempo vínhamos falando: a marca bávara vai mesmo avançar para a produção de um grande coupé, recuperando assim o Série 8! Quanto a coisas mais concretas, não teremos de esperar muito, pois a BMW vai mostrar um "concept" no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a 26 de Maio, em que já antecipará as formas finais do Série 8.
Será lançado já no próximo ano, sendo um coupé da gama mais alta para rivalizar com o Mercedes Classe S Coupé, sendo por isso até natural que, mais tarde, venha a ter também uma variante descapotável, com capota de lona. E, para nos deixar com água na boca, adiantou uma imagem da silhueta do que será este novo e luxuoso desportivo, com linhas bem vincadas, sobretudo na zona posterior, com as cavas das rodas bem salientes a prometerem muita potência no eixo traseiro!
Foi o próprio presidente da BMW, Harald Krüger, quem confirmou a novidade aos accionistas da empresa alemã, durante a 97.ª assembleia geral da marca realizada no pavilhão olímpico de Munique, garantindo também que o novo desportivo recuperará a designação Série 8 que já tinha sido utilizada – se bem que, na altura, na BMW ainda não se falasse bem neste termo de "Séries"… – entre 1989 e 1999, igualmente num coupé igualmente topo de gama.
Krüger confirmou que 2018 será um ano muito virado para os SUV, com os lançamentos já muito falados do pequeno X2 e do grande X7, mas haverá sempre lugar para a paixão, com a chegada do Série 8. Este anúncio não surpreende, depois de a BMW ter feito saber que a produção do Série 6 tinha sido descontinuada em Fevereiro passado, embora ainda haja um "stock" de viaturas novas para vendas.
"O BMW Série 8 Coupe continuará a nossa tradição de oferecer coupés desportivos e luxuosos e juntará mais um verdadeiro carro de sonho à nossa gama", explicou Harald Krüger.
"Com o Série 8 Coupé reforçaremos o nosso desejo de liderança do segmento de luxo. E posso adiantar-vos que este será um verdadeiro coupé desportivo de luxo!".
O Série 8 deverá partilhar a base mecânica com o Série 7, embora tendo depois um tratamento mais desportivo, mas sem perder o requinte que distingue os modelos topos de gama. O Série 6, por seu turno, não irá morrer, apenas irá mudar por completo de paradigma, assumindo-se como um carro mais funcional e assumindo o papel até aqui reservado ao Série 5 GT.
Mas este Série 8 será muito mais que um simples rival do Mercedes Classe S Coupé, pois será com aquele modelo que a BMW irá regressar, de forma oficial, às 24 Horas de Le Mans, com a intenção confessa de triunfar na categoria GT Pro! No fundo, o programa que tem feito com os M6 GT3 tem sido apenas uma preparação de toda a estrutura para, agora, poder começar a trabalhar com aquele que, diz-se, se chamará M8 GT Pro, ao volante do qual estará o português António Félix da Costa!
Eis como um simples esboço, acompanhado por umas curtas frases oficiais a confirmar a veracidade das informações que aqui fomos adiantando nos últimos meses, podem espoletar tantas histórias interessantes: a BMW não só vai voltar a ter um coupé luxuoso e apaixonante, como irá pô-lo a competir ao mais alto nível, dando a um dos melhores pilotos portugueses uma hipótese real de subir ao degrau mais alto das 24 Horas de Le Mans naquela que é, actualmente, a categoria mais disputada!