Na última semana a Porsche espantou o mundo ao anunciar que o
919 Hybrid Evo tinha destruído o recorde absoluto do Nürburgring, um registo que já durava há 35 anos e que pertencia ao belga Stefan Beloff e ao Porsche 956 C. Este 919 Hybrid Evo mantém a base do carro que se sagrou campeão do mundo do WEC na temporada passada, mas tal como o nome sugere, é uma evolução. Foi criado unicamente para se tornar num "caça recordes" e como tal, não obedece aos rígidos regulamentos da competição.
Isto permitiu criar um verdadeiro "monstro" que alcançou algo que muitos diziam ser impossível: aproximar-se da barreira dos 5 minutos no mítico traçado do "The Ring". Para se perceber o impacto desta marca basta ver que este novo registo representa uma melhoria superior a 50 segundos face à marca "supersónica" de Bellof. Não demoraram a surgir alguma vozes que imediatamente lembravam que este recorde era tão incrível que ia durar por muitos e bons anos, mas será que é mesmo assim? Christian Horner, patrão da Red Bull Racing, acredita que não e aponta um culpado:
Aston Martin Valkyrie AMR Pro.
O chefe da equipa da Red Bull na Fórmula 1 acredita que a versão de competição do hiperdesportivo que a Aston Martin está a desenvolver em parceria com a Red Bull Racing pode bater o tempo do 919 Hybrid Evo no Nürburgring. Horner foi questionado acerca das hipóteses de um Fórmula 1 contra este Porsche e respondeu assim:
"Não acho que um Fórmula 1 possa melhorar o tempo do Nürburgring, mas acredito que a versão de pista do Valkyrie possa ser um candidato".
A Aston Martin ainda não confirmou a potência final desta versão mais radical do
Valkyrie, que tal como a versão normal teve o acompanhamento de Adrian Newey, director técnico da Red Bull Racing, e dos engenheiros da equipa de F1, mas tudo indica que o motor V12 de 6,5 litros possa debitar mais de 1.100 cv de potência. Se a isto juntarmos o facto deste Valkyrie AMR Pro pesar menos de 1.000 quilos percebemos que a relação peso/potência ronda os 0,89 kg/cv. Estes números vão permitir que este "monstro" chegue aos 360 km/h e que consiga gerar uns impressionantes 3.0 g laterais e 3.5 g nas travagens!
Tudo em torno deste hiperdesportivo impressiona, ainda que nesta altura não passe de um protótipo. Contudo, Horner assegurou que no final deste Verão já haverá um protótipo funcional para mostrar do que é capaz, bem a tempo de começar a preparar a sua participação na categoria "Hypercar" do WEC anunciada recentemente e que tem estreia marcada para 2020.
Recorde-se que o Aston Martin Valkyrie AMR Pro será um modelo limitado a apenas 25 unidades, além das 150 unidades que a fabricante britânica vai produzir do Valkyrie "normal", que já estão esgotadas, cada uma com um preço que começa nos 2,5 milhões de euros… antes de impostos!