O McLaren F1, ainda uma referência entre os superdesportivos, apesar de estar a comemorar o seu… 25.º aniversário, tem sido dos carros que mais se tem valorizado no milionário mercado dos automóveis de colecção. Só par se ter uma ideia, este no, durante um dos vários leilões realizados em Monterey, em torno do concurso de elegância de Pebble Beach, foi estabelecido um novo recorde para um F1, com um valor quase… cinco vez superior ao que foi leiloado naquele mesmo lugar em 2010!
Este foi o primeiro McLaren F1 a ser legalizado para poder rodar nos Estados Unidos, com o chassis n.º 44, apesar de ter sido o 37.º a ser construído… de um total de 106. O processos era, então, muito curioso: o carro era importado, uma empresa (a Ameritech) convertia-o de forma a cumprir as exigências das regulamentações norte-americanas e, assim que recebia o selo de aprovado, tudo era revertido para as especificações originais!
Este exemplar teve, ao longo de 22 anos, um único dono e está num estado de conservação exemplar, tendo no conta-quilómetros quase 15.500 km. Agora que o decidiu vender, nem mesmo o seu proprietário de sempre estaria à espera de atingir a soma recorde de… 15,620 milhões de dólares, quase 13,3 milhões de euros!
Esta é a prova da "explosão" que os preços dos McLaren F1 sofreram nestes últimos anos nestes leilões: em 2010, também em Pebble Beach, um F1 americano tinha sido vendido por cerca de 3 milhões de euros valor que subiu, para um outro F1 leiloado em 2013, até aos 7,2 milhões. Há dois anos, um de dois McLaren F1 existentes na especificação LM foi vendido pela soma recorde de 11,7 milhões, valor agora batido por este exemplar norte-americano, arrematado por 13,3 milhões!