Elon Musk, funfador da Tesla, já tinha esclarecido quem dizia que o Model 3 seria uma evolução do Model S, admitindo que o "3" seria uma versão mais barata, mais pequena e com menos tecnologia que o Model S (ver imagens abaixo), admitindo que este último continuará a ser o topo de gama da marca californiana.
Mas só agora conseguimos perceber ao certo o que Musk falava, já que a Tesla revelou uma infografia onde mostra todas as diferenças entre as suas duas berlinas.
O Model 3, por exemplo, estará disponível com menos de 100 configurações possíveis, por oposição com as mais de 1500 possibilidades de configuração que o "irmão" Model S garante aos seus compradores.
Esta maior "simplicidade" no campo da personalização justifica-se com o facto da Tesla olhar para este Model 3 como um modelo que vai fazer os seus "números" disparar, pelo que é impossível manter uma cadência de produção elevada o suficiente para satisfazer os pedidos que a marca espera receber e ao mesmo tempo oferecer uma vasta quantidade de opções que obrigue a vários ajustes durante o processo de produção.
Mas as diferenças entre ambos os modelos não se esgotam aqui. Ao contrário do Model S, o Model 3 só estará disponível com uma motorização. Este propulsor eléctrico vai permitir que este Model 3 acelere dos 0 aos 100 km/h em 5.6 segundos e que tenha uma autonomia total de 350 km. Por comparação, o Model S está disponível com três tipos de baterias: 75, 90 e 100 kWh, sendo que a potência pode ser enviada para as rodas traseiras ou distribuída pelas quatro rodas e a autonomia varia entre os 400 e os 539 km, de acordo com cada versão.
Ainda assim, isto não significa que ao longo do seu "período de vida" este modelo não conheça outras propostas. A "Electrek", publicação especializada em automóveis eléctricos, já vai dizendo que a Tesla já está a preparar uma segunda opção de bateria para lançar alguns meses depois da estreia comercial do Model 3.
Também o habitáculo é marcado por várias diferenças, logo a começar no tablier: o Model S tem um painel de instrumentos digital e um ecrã táctil de 17 polegadas na consola central e o Model 3 vai "centrar" toda a informação num "display" de 15 polegadas montado na consola. Também a capacidade de carga é bastante diferente, com o Model S a oferecer mais do dobro do espaço nas bagageiras (traseira e dianteira) do que o Model 3. Por fim, ao contrário dos cinco adultos e duas crianças (dois bancos traseiros) que o Model S acomoda, o habitáculo do Model 3 terá uma configuração mais "convencional", acomodando "apenas" cinco pessoas.
As primeiras entregas vão começar antes do final do ano e apesar de ainda não ter sido confirmado, é seguro afirmar que o preço vai rondar os 35 mil dólares, o equivalente a 32.500 euros.