O Concorso d’Eleganza Villa d’Este, criado em 1929, é um dos concursos de elegância anuais mais importantes e reputados quando se trata de automóveis clássicos. Esta edição estiveram presentes 52 automóveis, um número que pode não impressionar os mais distraídos. Mas acredite, o Villa d’Este não é sobre quantidade mas sim sobre qualidade.
E neste particular há poucos sítios no mundo que consigam reunir tantos milhões de euros por metro quadrado como este evento que se realiza no Grand Hotel Villa d’Este, nas margens do lago Como, em Itália. É que para além de estarem sempre presentes alguns dos automóveis clássicos mais raros do mundo, o que mais impressiona é o facto de estarem restaurados de forma imaculada, como se tivessem acabado de sair da fábrica. Não há forma mais simples de dizer isto: estes são os melhores exemplares que existem no mundo.
Os automóveis presentes estão sempre a "concurso" distribuídos por várias categorias, mas o troféu mais emblemático é o "Best in Show", que tal como o nome sugere premeia o melhor carro em prova. O grande vencedor deste galardão na edição que agora termina foi um Alfa Romeo Giulietta SS Prototipo, de 1957 (imagem ao lado). Trata-se de um protótipo de um projecto de colaboração entre a Alfa Romeo e a Bertone que viria a dar origem ao Giulietta Sprint Speciale em 1959. A carroçaria foi desenhada por Franco Scaglione, designer chefe da Bertone, e porque não "morria de amores" pela famosa grelha "scudetto" da Alfa Romeo, deixou-a de fora deste modelo.
Mas o Villa d’Este não conta só com automóveis clássicos. É comum marcarem presença alguns dos concepts que mais brilharam nos salões automóveis mais recentes, e este ano não foi excepção, com o
Renault Trezor (Salão de Paris de 2016) e o
Techrules Ren (Salão de Genebra de 2017) a brilharem entre os clássicos.
O grupo BMW, que desde 1999 se assumiu como "patrono" do evento, também aproveitou o cenário para mostrar dois exemplares que deixaram toda a gente de água na boca. Falamos do
BMW Série 8 Concept e o
Rolls-Royce Sweptail, sendo que este último é um modelo único, criado para satisfazer os pedidos de um cliente bastante endinheirado que pagou mais de 10 milhões de euros por ele.
É certo que é impossível reproduzir a experiência de ir ao Villa d’Este, mas reunimos as melhores fotos do evento para que possa admirar alguns dos automóveis mais elegantes da história.