Um dos constrangimentos que mais aborrece os potenciais clientes dos veículos eléctricos, além do problema da autonomia, é ter de andar com os cabos e ligá-los às tomadas caseiras ou às "wallbox" para o carregamento das baterias. Desarruma, arruma, é uma parte desagradável do processo, que também se aplica aos automóveis híbridos "plug in". Mas a solução, que já há anos vem sendo desenvolvida, está praticamente a chegar ao mercado, com a BMW a prometer a comercialização, já em 2018, do sistema de recarregamento sem fios, por indução!
Veja como vai a BMW carregar as baterias do 530e sem ligar à tomada!
Este sistema foi apresentado para repor a carga da bateria do
novo 530e, de 9,2 kWh de capacidade mas poderá, depois, ser utilizado para qualquer outro veículo híbrido ou eléctrico, nomeadamente os i3 e i8 da marca bávara. E, espera-se, será o futuro do carregamento dos automóveis eléctricos, pelo menos na casa dos proprietários que possuam uma garagem ou um espaço que lhe possam dedicar.
O sistema baseia-se no carregamento por indução já muito utilizado em diversos automóveis para repor a carga de alguns modelos de telemóveis preparados para isso. A diferença é que, nos telemóveis, há um contacto físico com a base de carregamento, enquanto nos automóveis há uma transmissão da energia eléctrica pelo ar, pois o carro limita-se a parar sobre a placa de carregamento.
Obviamente que esse estacionamento tem de ser bastante preciso, de forma a que, sobre essa base de carregamento, fique a placa que também se encontrará no carro e que completará a ligação para que se dê a passagem de corrente. Para isso, a BMW desenvolveu um sistema de navegação próprio que, com o auxílio de um sistema de câmaras de 360º, ajuda o condutor a colocar o automóvel no local preciso para o processo da carga por indução.
A partir daí, a transferência de carga eléctrica para as baterias faz-se a uma cadência de 3,2 kW/h, o que significa que a recarga total da bateria do 530e dura cerca de três horas e meia. Ou seja, mais depressa que numa tomada caseira, onde demora cinco horas. A placa de carregamento tanto pode ser instalada numa garagem como num estacionamento ao ar livre. A BMW anuncia a sua comercialização já em 2018, anunciando-se um preço do sistema que deverá estar entre os 800 e os 900 €. O que, atendendo aos 62.200 € do 530e e à funcionalidade que acrescenta à sua utilização, nem é nada exagerado!