Se a Koenigsegg já tinha impressionado e ganho, por mérito próprio, lugar de destaque entre os automóveis de excepção pelas notáveis "performances" alcançadas pelos seus superdesportivos – neste momento é detentora dos recordes de velocidade máxima em linha recta (
447,6 km/h) e do "exercício" 0-400-0 km/h (33,29 s), com o Agera RS –, agora voltou a surpreender com algo a que nem estava obrigada: um "crash test" e outras provas que exibiram a impressionante solidez da monocoque em fibra de carbono do Regera!
Por fazer parte de uma elite de automóveis de prestígio, baixa produção e preços exorbitantes (como sucede com a Bugatti ou a americana Hennessey), os Koenigsegg não estão sujeitos às mesmas regras dos carros produzidos em volumes já mais importantes. Mas o pequeno construtor sueco decidiu submeter o Regera – cujas 80 unidades produzidas já estão esgotadas! – a um verdadeiro "crash test" e a mais algumas torturas e os resultados são tão espantosos… quanto arrepiantes, se pensarmos que é um automóvel de mais de dois milhões de euros que está ali a ser destruído!
Veja os arrepiantes "crash tests" do Koenigsegg de dois milhões de euros!
Estas provas foram, aliás, particularmente, trabalhosas para os homens da Koenigsegg pois, após cada teste, o carro tinha de ser totalmente reparado e preparado para o teste seguinte. Nem pensar em ter mais de um carro para esta… "brincadeira". De qualquer forma era preciso reparar as pequenas mazelas que ficavam na estrutura em fibra de carbono, ver os apoios do motor na estrutura e mudar os painéis da carroçaria, vidros e outros componentes.
Recorde-se que o Regera não tem caixa de velocidades acoplada ao motor V8 5.0 biturbo que debita mais de 1000 cv. Tem três motores eléctricos que se encarregam de o pôr em funcionamento e de o levar até aos 50 km/h, velocidade a partir da qual o V8 toma conta de tudo e, com a ajuda dos motores eléctricos, pode atingir picos de 1500 cv, não necessitando da desmultiplicação de uma caixa de velocidades. Com isso, o Regera poupou 80 kg, importante para conseguir chegar aos 100 km/h em apenas 2,8 s, anunciando uma velocidade máxima de 410 km/h.
Mas voltando ao invulgar "crash test", impressiona a forma como a estrutura vai resistindo aos embates lateral, no poste, frontal e até no tejadilho, antes da simulação da forte colisão traseira que é a que… "dói" mais por se ver o "capot" do motor a desintegrar-se! Mas os testes não ficaram por aí e é surpreendente ver alguém a bater violentamente com um martelo na estrutura em fibra de carbono sem deixar um arranhão sequer!...
A parte inferior do Regera sofre iguais maus tratos e aguenta bem e, depois, o superdesportivo sueco vai para uma pista simulando situações extremas em que se esperava que se "desmanchasse" todo… E lá continua, praticamente intacto, numa demonstração convincente de uma solidez totalmente inesperada! Depois disto já só nos falta ver um Regera à partida do Dakar!