O último Citroën C5 saiu da linha de montagem da fábrica de Rennes (na Bretanha) em Junho do ano passado, colocando assim o ponto final a uma "vida" de dez anos desta geração, que desde 2012, altura em que o C6 foi descontinuado, era a única berlina de grandes dimensões da marca do "Double Chevron".
Linda Jackson não revelou quando pretende ter esta berlina grande no mercado mas garantiu que o "look" vai partilhar elementos com o CXperience Concept (que ilustra este artigo) que a fabricante francesa mostrou em 2016, no Salão Automóvel de Paris.
"Tal como todos os concepts, foi feito para testar reacções, mas o carro vai evoluir. Porém, e eu sei que sou tendenciosa, eu adorei-o. Vai inspirar o carro de produção e permitiu ver uma grande berlina topo de gama sem usar os tradicionais cromados, pele e madeira laqueada. Tinha um ar ‘avant garde’ que vai chegar à produção", acrescentou, antes de dizer: "Também pode servir de montra para o nosso ideal de redefinir o conforto, em termos do interior, da condução e do equilíbrio da direcção usando a nossa nova suspensão Advanced Comfort", concluiu.
Porém, a marca francesa ainda não confirmou que motorizações poderão estar disponíveis nesta próxima berlina. Certo, para já, é que esta berlina topo de gama será fundamental para que a Citroën continue a cimentar a sua posição na China, o seu segundo maior mercado a nível global. E se há mercado no mundo onde as vendas de berlinas grandes continuam "de vento em popa" é precisamente naquele país do oriente…