Os veículos de transporte de veículos de competição das grandes equipas foram sempre notáveis e começaram a popularizar-se nos anos 50, mas a Porsche foi sempre discreta a este nível e no final dos anos 60 os míticos 917 eram transportados em meros furgões Mercedes.
Hoje são os grandes camiões que fazem esse trabalho e só são notados pelas suas decorações. Mas, Igor Shitikov, um designer russo, tem uma proposta que não pode deixar ninguém indiferente. Assume o estilo do passado com a modernidade de um projecto mais do que arrojado.
A imagem remete-nos imediatamente para as carrinhas VW "Pão de Forma", apesar da grande volumetria, que poderia permitir instalar uma oficina e transportar dois "Moby Dick". Chamou-lhe "Volkswagen Renntransporter."
Os grandes vidros laterais aproximam a imagem dos camiões do passado com a modernidade do desenho de Igor Shitikov, que estava a terminar o seu projecto quando a marca alemã mostrou o Moby Dick dos tempos modernos. Mas entre a proposta do presente com 700 cv e o modelo original, o artista optou pelo verdadeiro Moby Dick que alinhou nas 24 de Le Mans em 1978. Muito dificilmente este projecto irá passar da teoria à prática. Nunca será construído, mas é uma pena!...