Quem gosta de automóveis sabe que há alguns que são verdadeiros companheiros para a vida e Kathleen Brooks que o diga! Corria o mês de Dezembro de 1966 quando Kathleen comprou um Volkswagen Beetle novo (modelo de 1967) na Califórnia, e desde aí tem sido o seu carro do dia-a-dia. Agora, com 51 anos de idade e mais de 560 mil quilómetros feitos, foi alvo de um restauro completo proposto pela própria Volkswagen.
Os anos já se faziam sentir neste Beetle, que tinha ferrugem e apresentava problemas na pintura, suspensão, transmissão e no sistema eléctrico. Mas esta espera de quase um ano valeu a pena e o resultado final impressiona. É que além desta equipa de funcionários da marca alemã ter deixado este Beetle de 1967 a brilhar, como se tivesse acabado de deixar a linha de montagem, ainda acrescentou alguns pormenores especiais para comemorar esta história entre Kathleen e Annie.
No total foram substituídas 40 peças deste modelo e restaurados outros 357 componentes originais, sendo que a pintura aplicada é exactamente igual à original. O motor e a transmissão originais foram desmontados, limpos e optimizados com componentes modernos. A suspensão foi melhorada e foram montados discos de travões de versões mais recentes do Beetle.
O sistema eléctrico também foi substituído e agora há um rádio com sistema Bluetooth que mantém um "look vintage", tal como o original. Porém, o maior destaque do habitáculo vai para os bancos, forrados com os nomes "Kathleen" e "Annie" na tipografia original da Volkswagen.
"Disse muitas vezes que somos muito parecidas, porque ela [a Annie] também é velha, descolorida, amassada e enferrujada, mas… sabe de uma coisa? Continua a funcionar, e enquanto eu continuar a tratar dela da melhor maneira possível, vai continuar a andar", disse Kathleen, que recuperou o seu amigo de longa data na semana passada.