Esperar várias horas para embarcar, passar no controlo de segurança, assentos apertados e longos minutos de espera pela bagagem fazem com que viajar de avião seja, muitas vezes, um autêntico pesadelo mas a Volvo quer acabar com isso… com um carro!
A Volvo olha para o 360c concept como um veículo capaz de quatro potenciais usos: sala de estar, espaço de entretenimento, escritório móvel ou "cápsula" para dormir. A ideia é revolucionar a forma como as pessoas viajam e levar a que este tipo de veículo se afirme como uma alternativa aos voos domésticos.
"A indústria vai mudar nos próximos anos e a Volvo deve liderar essa mudança", afirmou Hakan Samuelsson, "patrão" da Volvo. "A condução autónoma vai permitir-nos dar o próximo passo na segurança mas também abrir novas e excitantes possibilidades de negócio e permitir aos consumidores passarem mais tempo nos seus carros a fazer o que querem".
"Os voos domésticos parecem fantásticos quando compras o bilhete, mas na realidade não são. O 360c representa o que pode ser uma nova abordagem na indústria", atirou Marten Levenstam, dirigente da fabricante sueca. "A cabine para dormir permite-lhe aproveitar um conforto premium e uma viagem descansada durante a noite e acordar fresco no seu destino. Pode permitir-nos competir com os líderes mundiais da aviação", acrescentou.
No Estados Unidos, por exemplo, houve mais de 740 milhões de pessoas a embarcar em voos domésticos no último ano, fazendo desta uma indústria capaz de gerar lucros de vários mil milhões de euros. Porém, quando se pensa em rotas domésticas como Nova Iorque para Washington DC, Houston para Dallas ou Los Angeles para San Diego, percebemos que quando se junta à viagem de avião o tempo de chegar ao aeroporto, de passar a segurança e de pegar as bagagens se perde mais tempo do que numa viagem de automóvel.
É este mercado que a Volvo quer "atacar" com o 360c concept, sobretudo ligações curtas a rondar os 300 quilómetros. Contudo, convém recordar que este protótipo é apenas a primeira abordagem da fabricante sueca e tem de ser visto somente como uma declaração de intenções. Mas ninguém tem dúvidas em afirmar que a Volvo acredita nesta visão e que se quer posicionar de forma a liderar esta ofensiva.