A Volvo vai antecipar-se à Tesla e começar a vender camiões eléctricos já no próximo ano, começando mesmo a ter alguns já em serviço experimental ainda este ano, na mão de alguns clientes seleccionados. A marca norte-americana pode ter marcado a agenda com a apresentação do Semi e diversos anúncios de largas centenas de encomendas, mas acaba por ser a sua concorrente sueca a chegar primeiro às estradas com a solução de transporte pesado não poluente!
Não foram necessárias grandes pesquisas para que a Volvo pudesse dar este passo, pois a marca sueca já tem a experiência de usar autocarros eléctricos e, desde 2010, de ter camiões híbridos em frotas de longa distância (nas fotos). A tecnologia já estava, pois, bem dominada, sendo apenas necessária adaptá-la às mais diversas exigências.
Com esta decisão de vender camiões eléctricos, a Volvo pretende dar um primeiro passo para alterar profundamente toda a forma como as cidades vivem, alterando hábitos, nomeadamente os da cargas e descargas.
Segundo estudos recentes levados a cabo em Estocolmo, as cargas e descargas poderiam ser feitas num terço do tempo actual se tivessem lugar fora das horas de ponta. Mas, para isso, é fundamental que os camiões sejam o mais silenciosos possível, o que só a locomoção eléctrica permite. Embora não tenham sido dados grandes detalhes, a Volvo estará a preparar uma gama de camiões de motorização eléctrica, pois deverá abranger desde a distribuição urbana até às viagens maiores, interurbanas.
"Acreditamos na electrificação total para a distribuição urbana, num primeiro passo. Mas também estamos a trabalhar na electrificação para outras aplicações a nível de transportes. Isto é só o princípio!", garantiu Claes Nilsson que leva assim a Volvo a chegar ao mercado com camiões eléctricos antes da Tesla, cujo Semi só deverá estar pronto para as primeiras entregas em finais de 2019… mas sem garantias.