Cada vez mais a "relação" entre o nosso "smartphone" e o nosso automóvel é mais estreita. Quer seja porque existem sistemas como o Apple CarPlay ou o Android Auto que "espelham" o que está a acontecer no nosso telemóvel no ecrã da consola central, ou porque os sistemas dos nossos automóveis já conseguem ler emails e SMS, as opções de conectividade nos automóveis não param de crescer.
Agora, foi a vez da Volvo dar um passo em frente no que a conectividade diz respeito e anunciar uma parceria com a Microsoft para passar a ser a primeira fabricante automóvel a integrar o "Skype for Business" nos seus veículos, mais concretamente nos modelos da "Série 90".
Volvo é a primeira fabricante automóvel a incluir o Skype nos seus modelos
Esta ferramenta vai fazer com que os ocupantes dos modelos
S90, V90 e XC90 continuem "ligados" ao trabalho, já que permite a consulta das chamadas de conferência que estão marcadas no ecrã montado na consola central, sendo que se pode juntar à conversa com um simples toque no "display", e gravar notas sonoras para ouvir mais tarde.
"Já todos estivemos nessa situação. Sentados no carro e a tentar entrar numa chamada de conferência. Ou se atrapalha ou deixa cair o telefone enquanto está a tentar conectar-se, ou se esquece do longo pin de acesso para se juntar à conversa. Não é a melhor forma de começar uma chamada importante no automóvel", afirmou Anders Tylman-Mikiewicz, vice-presidente do departamento de "Consumer Connectivity Services" da marca sueca.
"E além de tudo isto, a sua atenção não está onde devia estar – na estrada. Com a adição do ‘Skype for Business’ tudo isso desaparece", concluiu.
Contudo, e para os que estão já a pensar que seria altamente imprudente colocar um serviço de videochamada num automóvel, saiba que este serviço estará limitado a chamadas de voz. Apesar da funcionalidade de videoconferência estar na base do Skype, a sua exclusão deste serviço que passará a equipar os Volvo prende-se com o factor óbvio de se poder tornar um potencial factor de distracção para o condutor.
Juntamente com esta integração do "Skype for Business", a Volvo está a trabalhar no desenvolvimento e na inclusão do assistente pessoal digital "Cortana" nos seus futuros modelos. Tal como já acontece com a Siri, presente nas plataformas da Apple, ou com a Alexa, da Amazon, a fabricante sueca pretende usar a tecnologia de inteligência artificial da Microsoft para passar a oferecer aos seus clientes um serviço de reconhecimento de voz e de "assistência digital", através de
"percepções contextualizadas para melhorar o dia-a-dia das pessoas, prevendo as suas necessidades".